sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Porque as rádios via internet não decolam no Brasil

                           
                                                      

O rádio é um veículo que depende 100% dos anunciantes. Não dá para vender o sinal e os canais que são disponibilizados, por exemplo, pelas TVs por assinatura onde as rádios entram como um plus, um brinde.

Para o rádio na web faturar a tecnologia vai ter que inventar (e popularizar) um sistema que coloque a webradio em pé de igualdade com a FM. Ou seja, o ouvinte que entrar no seu carro, ou no táxi, ônibus, van, vai pegar o seletor de canais e sintonizar na rádio X, que funciona na internet. Sem complicações.

Hoje já existe uma possibilidade parecida com essa, mas ainda é confusa, complicada. A humanidade está sem tempo e quer entrar no carro, digitar uma tecla e pou! Ouvir rádio. Não dá para ficar lendo gigantescos tutoriais ensinando como ouvir uma emissora na internet. Em outras palavras tem que ser tudo muito simples e muito rápido.

Em muitas cidades planeta afora já se ouve rádio de internet como se fosse FM, uma informação que ainda não consegui checar com precisão. Parece que não é bem assim. O rádio depende mil por cento da liberdade do ouvinte para sobreviver e atrair anunciantes.

Mais: a webradio que ouço fica em Santa Barbara, California e se chama Radio Paradise. Para ouvir no computador (qualquer computador) é só digitar www.radioparadise.com e uma chuva de rock, blues, folk da melhor qualidade (com locução suave e sem anúncios ou vinhetas) cai nas caixas de som. Pena que não exista um jeito de conectá-la no carro, mas, dizem os mais otimistas, é uma questão de pouco tempo. No Brasil, pouco tempo? Hahahahahahaha. 

Os maus políticos e os cafetões da fé, que detém milhares de concessões de rádio, vão deixar a webradio móvel surgir? Duvido! Como a Radio Paradise sobrevive? Doações dos ouvintes que, espontaneamente pagam para ouvir.
Por isso, ainda não acredito em sucesso comercial do Rádio na internet. Ainda! E não é por falta de opção. Quem acessa o gigaportal www.radios.com.br (que fica em Varginha, MG) chega a ficar tonto com tantas opções. Mas, nenhuma delas dá para se ouvir na estrada, na rua, na chuva, na fazenda, o que é o ideal.