"POR CIMA DO FUTEBOL" EM EXPOSIÇÃO. Imperdível! A partir de hoje na Sociedade Fluminense de Fotografia



Em clima de Copa do Mundo, a Sociedade Fluminense de Fotografia abre hoje, dia 5 de junho, às 20 horas, a exposição “Por Cima do Futebol”, do fotógrafo mineiro, Marcílio Gazzineli, que reúne fotografias aéreas de primitivos e inusitados campos de futebol de várzea espalhados pelo país. O trabalho, conta com o patrocínio da Galeria Epson, iniciativa da Epson do Brasil para divulgar a arte fotográfica no país, e poderá ser visitada gratuitamente até o dia 15 de julho, na Galeria Octávio do Prado da Sociedade Fluminense de Fotografia, que está comemorando 70 anos de fundação.

“É uma exposição fantástica e que tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo de sediar uma Copa do Mundo em nosso país. As fotografias retratam os mais variados campos de várzea ainda existente no interior e na periferia e explicam a razão de sermos conhecidos como o país do futebol. Em qualquer espaço se monta um campo para o esporte”, afirma Antonio Machado, presidente da SFF. Ele lembra que conseguiu sensibilizar a empresa Epson e trazer a exposição para Niterói. “É um trabalho itinerante da Epson, que estamos tendo o prazer de receber em nossa cidade, como parte das comemorações pelos nossos 70 anos de fundação”.

Curador da mostra, Guilherme Horta  lembra que muito além de uma paixão nacional, o futebol tem se tornado uma linguagem, um meio de expressão do povo brasileiro. Para ele, o trabalho de Marcilio Gazzineli, ao sobrevoar e registrar os campos de futebol pelo interior resgata o futebol como uma arte primitiva e rupestre. “A pureza do futebol desenhada em linhas tortas, campos de terra, em comunidades afastadas e interiores remotos, faz com que a exposição seja um momento de reflexão sobre os valores enterrados de nosso esporte paixão”, explica.

Marcilio Gazzineli é natural de Teófilo Otoni, Minas Gerais e se profissionalizou em fotografia, a partir dos anos 80, depois de se interessar pela arte como autodidata nos anos 70, quando cursava geologia, na Universidade Federal de Minas Gerais. Já participou de diversas exposições individuais no Brasil e de coletivas no exterior.

Sociedade Fluminense de Fotografia 
Rua Dr.Celestino, 115 - Niterói - RJ.
Tel: 2620-1848

Comentários

Postagens mais visitadas