Nesta segunda-feira, 11 de agosto: Câmara de Niterói abre exposição com acervo do fotógrafo Carlos Ruas - por Vinícius Martins


Os agitos dos salões elegantes, os grandes eventos políticos, locais históricos e pitorescos de uma Niterói que deixa saudades até hoje. A moda, as novidades, as pessoas que marcaram as décadas de 50, 60 e 70. Tudo isso poderá ser conferido na exposição “Carlos Ruas: fotos & acervo”, que estará aberta à visitação pública entre 11 e 30 de agosto, das 11 às 18 horas, no saguão da Câmara de Vereadores. A mostra de fotografias tiradas pelo jornalista Carlos será aberta durante as comemorações pelos 195 anos do Legislativo niteroiense e marcando os 60 anos de jornalismo do autor.

_ Era uma época do filme de rolo, da película que tinha que ser revelada no escuro do laboratório. Sabia de uma festa, de um grande acontecimento e ia pra lá. Tirava as fotos e depois vendia para jornais ou aos próprios fotografados. Fui o primeiro em Niterói a fotografar a cidade e vender os cartões postais para as Lojas Americanas, que revendiam ao público. Trabalhava muito, mas também vivia intensamente _ relembra Ruas, que nasceu no Rio de janeiro, mas foi adotado por Niterói, tornando-se um dos seus cidadãos mais ilustres. 

De seu acervo de mais de duas mil fotos, Ruas reservou algumas inéditas para o total de 200 trazidas à exposição. Poderão ser vistos painéis sobre a vida de políticos como o ex-governador Roberto Silveira, o comandante Amaral Peixoto e deputados estaduais já falecidos. Os bailes de gala do Bal Masqué no Clube Central, o trampolim da Praia de Icaraí, as mulheres com os famosos maiôs Catalina, os desfiles da Fábrica de Tecidos Bangu, imortalizada nos versos de Noel Rosa, e muito mais.

_ Entre as raridades estou trazendo o comício de Carlos Lacerda realizado em frente a Assembleia Legislativa do Estado, onde hoje está instalada a Câmara de Vereadores. Registrei a preparação do ato, no Clube Central; a caminhada pelas ruas; e os discursos inflamados dos políticos em frente a Assembleia _ revela Ruas.

Serviço:
Exposição Carlos Ruas Acervo e Fotos
Abertura: dia 11-08 – às 18 horas
Entrada gratuita até dia 29 de agosto – visitação a partir das 9 horas.
Saguão da Câmara de Vereadores (Avenida Amaral Peixoto, 625 – Centro – Niterói)

Comentários

Postagens mais visitadas