sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Vitrine: Livros, Vinis, CDs, DVDs

                                                                           
Estreando hoje sugestões de discos de vinil. Vale conferir.
                    
          Livro: Delta de Vênus: histórias eróticas – Anaïs Nin  
                                                 
Prostitutas que satisfazem os mais estranhos desejos de seus clientes. Mulheres que se aventuram com desconhecidos para descobrir sua própria sexualidade. Triângulos amorosos e orgias. Modelos e artistas que se envolvem num misto de culto ao sexo e à beleza. Aristocratas excêntricos e homens que enlouquecem as mulheres.

Estes são alguns dos personagens que habitam os contos eróticos de "Delta de Vênus", de Anaïs Nin. Escritas no início da década de 40 sob a encomenda de um cliente misterioso, essas histórias se passam num mundo europeu-aristocrático decadente, movido por novas experiências sexuais e emocionais.

Discípula das descobertas eróticas radicais, Anaïs Nin aplicou nesses textos a delicadeza de estilo que lhe era característica e a pungência sexual que experimentou na sua própria vida. Mais do que contos eróticos, Delta de Vênus oferece ao leitor histórias de libertação e superação.

Anaïs Nin (21 de fevereiro de 1903, Neuilly, perto de Paris — 14 de janeiro de 1977, Los Angeles) batizada Angela Anaïs Juana Antolina Rosa Edelmira Nin y Culmell, era filha do compositor Joaquin Nin, cubano criado na Espanha e Rosa Culmell y Vigaraud, de origens cubana, francesa e dinamarquesa. Anaïs tornou-se famosa pela publicação de diários pessoais, que medem um período de quarenta anos, começando quando tinha doze. Foi amante de Henry Miller e só permitiu que seus diários fossem publicados após a morte de seu marido Hugh Guiler.

Editora: L&PM Pocket – 302 páginas
       
                    Livro: Operação Brasil - Durval Lourenço Pereira
                                                          

Agosto de 1942: o Brasil declara guerra ao Eixo. O estopim: o ataque a vários navios mercantes e de passageiros brasileiros no litoral do Nordeste por uma ofensiva naval nazista, provocando a morte de centenas de inocentes. Por que os nazistas afundaram navios desarmados de um país até então não envolvido na guerra? Qual era o objetivo do governo comandado por Hitler?

"Operação Brasil" revela a origem dos eventos que culminaram com esse ataque e levaram nosso país a entrar na Segunda Guerra Mundial.

A obra traz aspectos até agora inexplorados da ação militar que não só mudou os destinos do país, mas também alterou os rumos do conflito a favor dos Aliados.

Além de uma narrativa fascinante, que mantém o leitor preso até o final, o livro apresenta documentos importantes, relatos de sobreviventes e testemunhos de civis, militares, funcionários do setor diplomático e do alto escalão do Estado (brasileiros, alemães e norte-americanos).

Editora Contexto – 336 páginas
   Livro: Nomofobia – Dependência do computador, internet, redes sociais? Dependência do telefone celular? – Antonio Egidio Nardi, Adriana Cardoso, Anna Lucia Spear King
                                                    

O impacto das novas tecnologias (computador, internet, redes sociais, telefone celular, entre outras) no comportamento humano. O Grupo DELETE - Desintoxicação de Tecnologi@s, institucionalizado na UFRJ, é o primeiro centro no Brasil especializado exclusivamente no atendimento dos usuários abusivos e dependentes das tecnologias.

Sãos pioneiros em 'detox digital', educação digital, pesquisas científicas no tema, tratamento, informação e orientação para um uso consciente de tecnologias.

Editora Atheneu - 240 páginas
   
               Vinil: – Led Zeppelin III remasterizado por Jimmy Page
                                                          

Os relançamentos de "Led Zeppelin", "Led Zeppelin II" e "Led Zeppelin III" são apenas os primeiros de uma série de relançamentos dos nove álbuns de estúdio em ordem cronológica, todos remasterizados por Jimmy Page. Também serão compartilhadas versões de estúdio e ao-vivo nunca lançadas oficialmente, de músicas relacionadas a cada álbum.

Segundo Page, "o material em cada disco extra é um portal para a época da gravação de cada álbum do Led Zeppelin. É uma seleção do progresso do trabalho com mixagens iniciais, faixas sem áudio, versões alternativas e material inédito gravado na época."
Algumas mudanças foram substanciais, por isso procure ouvir antes de comprar. Na internet existem vários sites onde é possível ouvir.                                                    
                                    Vinil:  Jack White - Lazaretto
                                                        

“Lazaretto” é o segundo álbum de estúdio do músico Jack White, lançado em junho de 2014 através da Third Man Records em associação com os selos XL e Columbia Records.

Sucesso mundial de crítica, “Lazaretto” também vai muito bem nas vendas, estreando em primeiro na lista Billboard 200 ao vender 138 000 cópias em sua primeira semana de vendas nos Estados Unidos. Em vinil vendeu 40 mil unidades no dia do lançamento. Esta foi a maior marca de vendas deste formato de mídia desde 1991.

Jack White tem 39 anos, é compositor, guitarrista, cantor e produtor musical norte-americano. Vive em Nashville onde tem um estúdio. Já ganhou três Grammy Awards.
                                      
                      Vinil: Johnny Winter - Step Back
                                                            

“Step Back” é um álbum de puro blues do guitarrista, compositor e e cantor Johnny Winter. Ele mostra performances primorosas, com vários músicos convidados: Eric Clapton, Doctor John, Billy Gibbons do ZZ Top, Joe Perry do Aerosmith e Brian Setzer do Stray Cats.

O álbum foi lançado depois da morte de Winter em julho do ano passado. Ele tinha terminado de gravar “Step Back” e saiu em turnê pela Europa, onde morreu aos 70 anos. Discaço, ganhou o Grammy de “melhor álbum de blues”.
             
                              CD: Foo Fighters - Sonic Highways
                                                          

A banda está em turnê pelo Brasil lançando seu oitavo álbum de estúdio, “Sonic Highways”. A ideia do trabalho foi fazer um mapa musical dos Estados Unidos, simbolizado pelas “rodovias sonoras” do país.

O disco foi gravado em oito cidades: Chicago, Austin, Nashville, Los Angeles, Seattle, New Orleans, Washington e New York. Paralelamente, o fundador e líder da banda Dave Grohl bancou um documentário "Sound City" que está sendo exibido no canal de TV HBO. Nele, Grohl visita diversos estúdios que abrigaram grandes artistas. Entre os músicos já entrevistados para série, estão Paul Stanley (Kiss), Nancy Wilson (Heart) e Joe Walsh (Eagles).    
                          
                                     CD: Legião Urbana – Perfil
                                                        

Ninguém poderia imaginar que um distrito criado para habitar burocratas pudesse se transformar no maior expoente da rebeldia juvenil da década de 80.
Além de seu caráter eminentemente político, Brasília é lembrada por muitos como a terra do rock. O cerrado de Brasília foi o palco do nascimento de inúmeras bandas, entre elas a Legião Urbana.

O ano era 1982. Renato Russo tinha acabado de romper com sua primeira banda, a Aborto Elétrico, e estava entediado, com uma enorme vontade de abrir o verbo.

Foi quando formou a Legião Urbana. Em 1985, a banda veio ao Rio de Janeiro e, através dos integrantes dos Paralamas do Sucesso, entregaram uma fitinha caseira a Maurício Valladares, produtor e apresentador do programa Rock Alive, que ia ao ar na Radio Fluminense FM, a Maldita. A demotape, com “Será”, estourou na Fluminense e a Legião assinou contrato com a gravadora EMI, gravando o primeiro disco na sequencia. 

Politizado e também com canções que falavam de, o disco foi um sucesso absoluto de público e crítica e colocou a banda no topo. De 1985 a 1996, 13 álbuns foram lançados, somando mais de 20 milhões de discos vendidos. Mesmo com a morte de Renato Russo e o consequente fim do grupo, em 1996, a Legião continua sendo um dos artistas mais vendidos do país.

Diante de todo esse sucesso, a série Perfil resolveu homenagear a banda. O repertório do CD, com 14 canções, foi definido pelos próprios fãs, através de uma votação pelo no site da Legião Urbana. A ideia de montar um repertório interativo veio da frase que Renato Russo costumava dizer durante seus shows: “A gente está aqui no palco, mas a verdadeira Legião Urbana são vocês”. 
                                  
                           CD: BeatleJazz - All You Need
                                                      

 A série BeatleJazz foi criada pelo baterista e percussionista Brian Melvin e pelo pianista David Kikoski. Brian vem adaptando músicas dos Beatles para o jazz há mais de 15 anos. Em 1999 os músicos decidiram gravar um álbum com criativos arranjos de jazz para as músicas mais amadas do século 20, foi aí que tudo começou.

O trio Brian Melvin (baterista), David Kioski (piano) e Charles Fambrough (contrabaixo) são responsáveis pelos 2 primeiros CDs da série. “A bite of the Aplle”, primeiro álbum, sucesso instantâneo nos EUA e logo alcançou o Top 10 das rádios de jazz. O segundo título, “Another Bite of the Aplle”, mais uma vez colocou a série entre os 10 mais executados das rádios.
“With a little help from our friends”, o terceiro CD da série, apresenta os músicos Michael Brecker, John Scofield, Mike Stern, Randy Brecker, Larry Grenadier e Boris Koslov.  Ao adicionar alguns amigos e novas cores ao seu som, o projeto BeatleJazz tornou-se hit internacional e foi aclamado como um dos melhores do ano.

A série foi lançada no Brasil juntamente ao quarto álbum: “All You Need”. O novo e excelente trabalho apresenta Toots Thilemans (harmônica), o celebrado e entusiasmado artista africano Richard Bonn (contrabaixo) e o respeitado Joe Lovano (saxofone) em novos arranjos feitos por Brian e David.

A escolha de todo repertório é excelente e o resultado inovador, cheio de virtuosidade musical, mantendo a essência de cada canção. 
                      DVD Bob Dylan - No Direction Home (Duplo)
                                                        

“No Direction Home” é um genial documentário de Martin Scorsese que traça a vida de Bob Dylan e seu impacto na música popular americana e na cultura do século XX.


Apaixonado por rock blues, depois de produzir a série de filmes The Blues Martin Scorsese mergulhou em Bob Dylan. Com a proposta de desvendar um verdadeiro mito da música norte-americana, o diretor investiga a vida de Dylan, desde suas raízes em Minnesota, suas primeiras aparições até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Depoimentos enriquecem a produção, que traz cenas raras, tanto de apresentações ao vivo quanto de entrevistas.

Martin Scorsese nunca encontrou Bob Dylan, nem discutiu o filme com ele. No entanto, trabalhou exaustivamente com o músico durante as filmagens de “The Last Waltz” (no Brasil, “O Último Concerto de Rock”. Para “No Direction Home” Bob Dylan autorizou que o cineasta tivesse acesso aos seus arquivos pessoais e todo seu material em gravadoras.

O título do documentário vem de um dos versos da canção “Like a Rolling Stone.”
                                                      
DVD: Rock And Roll Hall Of Fame – 25th Anniversary – DVD TRIPLO – Vários Artistas
                                                          

Nas noites de 29 e 30 de outubro de 2009, o Madison Square Garden se tornou palco de um encontro antológico entre grandes nomes do rock/pop

O DVD “The 25th Anniversary Rock And Roll Hall Of Fame Concerts” apresenta grandes artistas reunidos em shows inéditos e que provavelmente jamais serão vistos de novo.

Os artistas: Jerry Lee Lewis; Crosby, Stills, and Nash; Stevie Wonder; Paul Simon; Little Anthony and The Imperials; Aretha Franklin; Metallica; U2; Jeff Beck; Bruce Springsteen & The E Street Band.                                   
            
                             DVD: Albert Collins - Live at Mountreux
                                                        

Gravado um ano antes da morte de Albert Collins aos 61 anos, este show no Montreux Jazz Festival de 1992 traz o guitarrista em ótima forma. Com sua já tradicional guitarra Fender Telecaster e seu estilo único de tocar, apresenta um repertório que vai desde um de seus primeiros sucessos a músicas de seu último disco, “Iceman”. Para completar, clássicos de sua apresentação no Montreux Jazz Festival de 1979 foram incluídos nos extras.

Além de se tornar um dos principais nomes do blues, Albert Collins era apontado como um dos melhores artistas em performances ao vivo. Tocando sem paleta e com afinação em tons menores Collins serviu de inspiração para grandes músicos de diferentes gêneros, como o lendário Jimi Hendrix. O guitarrista fez parcerias com Janis Joplin, Johnny Winter, David Bowie, John Mayall e B.B. King, só para citar alguns.

Ficou conhecido por mesclar as três principais origens do blues: do Texas, do Mississippi e de Chicago. Sua carreira encerrada abruptamente lhe rendeu importantes conquistas, vários prêmios e muitas homenagens.