quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Quando a atividade física se mostra vital. Nem sempre a unanimidade é burra


Nelson Rodrigues rotulou que “toda unanimidade é burra”. Não é. Médicos, psicólogos, nutricionistas, dentistas, enfim, todo mundo (literalmente) afirma que praticar uma atividade física é mais do que fundamental. Talvez por isso, ruas, calçadas e academias estejam lotadas de gente buscando mais saúde, mais qualidade de vida.

A Aquavitae e o Fitcenter, em Niterói, estão entre as melhores do país em medicina desportiva. Na Aquavitae, os experientes profissionais (conheço há mais de 20 anos) Fábio Modesto e Ana Cristina Mattos coordenam uma equipe que vê a ginástica (e suas variações) como um ponto de convergência de benefícios para a saúde. Uma filosofia que há duas décadas é aplicada no Fitcenter dos médicos José Antonio e Suely Caldas. Também sou muito grato a eles.

Pessoas de todas as idades que frequentam a Aquavitae e o Fitcenter, conhecem a seriedade do trabalho que se estende, também, aos idosos. Fábio, Ana e equipe fazem um brilhante trabalho de prevenção e combate a Alzheimer (15 milhões de pessoas no Brasil tem a doença), demência, Parkinson, ansiedade, depressão, funcionando como uma importante linha auxiliar de grandes médicos que aprovam e recomendam o protocolo utilizado pela Aquavitae e o Fitcenter.

É preciso estar atento porque essa onda atraiu também muitos oportunistas, mega academias que abrigam centenas de alunos largados a própria sorte em esteiras e bicicletas ergométricas sem qualquer acompanhamento de profissionais. Eu mesmo fui uma única vez a um moedor de carne desses onde o cidadão sequer sabia aferir pressão arterial e sumiu naquele enxame de aparelhos coloridos, música alta insuportável, enfim, tudo à bangu. Ele sumiu por um lado e eu pelo outro para nunca mais voltar.

Fazer (bem!) uma atividade física é meio caminho andado para a solução de vários problemas, mas em lugares onde o assuno é tratado com profissionalismo e ética é natural que as soluções estejam mais próximas. Num mundo cada vez mais compartimentado, informações soltas no ar (boataria, rumores, lendas, picaretas que tratam alunos como gado) é crucial encontrarmos portos seguros como a Aquavitae e o Fitcenter.

Sou muito grato a eles. Sempre!

Serviço – Aquavitae – av. Sete de Setembro 22, quase esquina com Gavião Peixoto - Icaraí. Telefone 2705-7941

Fitcenter - rua Pres. João Pessoa, 248 – Icaraí. Telefone 2610-2439