sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Livros da Semana 20 - Especial Bob Dylan

Já ouviu? É só clicar aqui: http://uivo.podomatic.com/entry/2016-10-10T15_04_18-07_00

---------------------------------------------------------@--------------------------------------------------------------
Hoje,edição número 20 de Livros da Semana, homenagem a Bob Dylan pelo Prêmio Nobel de Literatura, a reafirmação de sua genialidade. Selecionei livros que mergulham na vida e obra do músico norte-americano, que transforma e transtorna o mundo desde o final dos anos 1950.


Livrarias pesquisadas:

Amazon – www.amazon.com.br
Travessa – www.travessa.com.br
Estante Virtual - www.estantevirtual.com.br
Saraiva - www.saraiva.com.br
Crônicas – volume 1

Bob Dylan

328 páginas

Esplendidamente traduzido por uma das maiores autoridades mundiais em Bob Dylan, o jornalista e escritor Eduardo Bueno (o Peninha), o livro inicia uma trilogia autobiográfica do ícone da música norte-americana. Enfoca momentos cruciais da vida e da obra de Bob Dylan e apresenta uma narrativa direta e confessional. Dylan começa a obra com os relatos de sua mudança para o boêmio bairro Greenwich Village, Manhattan, por volta de 1961.

Foi em Nova York que Dylan moldou seu destino. Com a devida reverência, fala de Woody Guthrie e cita também a influência de Von Ronk, Ed McCurdy e Josh White, entre outros, enquanto o cenário musical da época fervilhava.
Em suas recordações, ele retrata não somente a carreira, mas também a vida levada em festas noturnas, os amores passageiros e amizades inabaláveis.
Like a Rolling Stone
Bob Dylan na Encruzilhada

Greil Marcus

256 páginas

Em todo e qualquer período histórico, há sempre um momento-chave a partir do qual os eventos subsequentes mudam seu curso e todos os elementos envolvidos são alterados para sempre. Neste livro, o jornalista Greil Marcus consegue nos levar ao dia 15 de junho de 1965, quando Bob Dylan gravou "Like a Rolling Stone", música que melhor iria representá-lo como ícone da contracultura.

Fazendo mais do que uma "biografia" da canção sessentista, o autor se aprofunda em uma análise meticulosa do gênio criador de Dylan, tendo como pano de fundo a situação política e cultural dos Estados Unidos.

Mas em vez de se encerrar no passado, o referencial narrativo de Marcus está centrado nos dias de hoje. Ele consegue resgatar as raízes da música pop em artistas seminais como Robert Johnson e Hank Williams, atento aos percalços de como o legado de Dylan sobreviveu ao tempo através de músicos influenciados por ele, como Jimi Hendrix, Frank Zappa, Village People e até alguns participantes do programa American Idol. Mais do que saudar a estrondosa repercussão do hino de uma geração, Marcus avalia, sob diversos ângulos, por que ela continua atual. Atestando assim, de uma vez por todas, sua condição de clássico.
A Balada de Bob Dylan
Um retrato musical

Daniel Mark Epstein

524 páginas

Nas últimas décadas, obras sobre Bob Dylan encheram as livrarias. A impressão era a de que não havia nada mais a ser dito sobre o cantor e compositor mais cultuado dos nossos tempos. De um ponto de vista original, o poeta, dramaturgo e biógrafo Daniel Epstein conta, a partir de quatro concertos cruciais de Dylan (em 1963, 1974, 1997 e 2009), como o astro se reinventou diversas vezes ao longo da carreira: o jovem cantor folk, o roqueiro, o recluso hippie rural, o profeta, o pastor evangélico, o decadente e, por fim, o septuagenário reconciliado consigo mesmo.

Quatro shows que representam os mais de 1.500 da carreira de Bob Dylan, suas principais canções, seus mais de 50 discos e o legado dessa história para a cultura ocidental. Em "A Balada de Bob Dylan", Epstein discute cada um dos álbuns, analisa as inigualáveis letras de suas músicas, e traz à tona o contexto sociopolítico e musical através das entrevistas com pessoas próximas ao cantor ao longo da carreira.

O autor analisa ainda as circunstâncias em que os shows aconteceram, as mudanças no comportamento do público, as evoluções no repertório, as diferenças nos arranjos das músicas mais conhecidas e, por fim, os rumos de uma carreira artística excepcionalmente corajosa.
                                                           
Dylan - 100 Canções e Fotos


Peter Doggett

682 páginas

Bob Dylan é o mais celebrado poeta, cantor e compositor da música popular - uma lenda, um dissidente e um super astro que poucas vezes deixou escapar algo sobre sua vida pessoal. Agora surge Dylan: 100 Canções e Fotos, um livro de coleção único sobre o Dylan, apresentando de forma completa as letras e partituras de suas canções mais importantes, além das histórias privadas por trás delas - todas acompanhadas por 100 fotos raras.

Muitas das canções foram escolhidas por companheiros de shows famosos tais como Bruce Springsteen, Bono e Sir Paul MacCartney, e juntas com as fotos algumas vezes evocativas e cativantes, elas propiciam um olhar íntimo para a progressão de Dylan de um herói do folk de boné de veludo a roqueiro eletrificado impenitente.

As canções escolhidas combinam cada estágio da odisséia pessoal e criativa de Dylan e algumas vezes parecem quase tão potentes na página impressa quanto soaram quando Dylan as executa no palco ou em gravações. Cada uma das 100 canções presentes nesta coleção prestigiosa é impressa com a linha de melodia, boxes com as posições de guitarra e as letras completas com sua tradução.

O resultado é um comentário em texto, visual e em música sobre a vida, a música e as influências do primeiro e único Bob Dylan. Dylan: 100 Canções e Fotos é tanto uma celebração de um grande artista e um livro de coleção que mostra o trabalho de Dylan no contexto de sua vida e tempo, quanto revelador de sua influência sobre alguns dos grandes que foram seus contemporâneos ou seguidores.
                                                     
O Guia de Bob Dylan


Nigel Williamson

304 páginas

Aos 75 anos, Bob Dylan continua sendo reconhecido como um dos compositores mais importantes de todos os tempos. Suas canções serviram de inspiração para grandes nomes do rock nas décadas de 1960 e 1970.

O Guia de Bob Dylan desvenda os mistérios em torno do homem e de sua música. Em formato de almanaque, o livro é um verdadeiro guia para todo o público, fãs do cantor ou não, que além da biografia, traz uma série de referências e curiosidades:

> As 50 músicas essenciais e a história por trás de cada uma delas
> A discografia completa
> Filmes, livros e sites que ajudam a conhecer mais a fundo essa lenda da música do século 20.