A esquerda que vivenciei

Minha adolescência foi apolítica e selvagem, no bom sentido. Mesmo quando comecei a escrever em jornais locais, com 15 anos, política era um tema distante, velho e que, com o tempo (o meu tempo) tornou-se proibido. A ditadura estava no auge (anos 70) e ninguém explicava o que estava acontecendo para nos resgatar do estranho planeta da alienação ideológica. Na verdade, meus amigos e eu estávamos com o radar em outra posição: meninas, mulheres, música, passarinhos, pipas, balões, sítios, cavalos, praia, espinhas no rosto, punheta.

Os professores de História do Brasil iam, no máximo, até Getúlio Vargas, descrito como um escroto pelos mestres (mais tarde comprovei) como se o Brasil tivesse sido parido em 1500 e abduzido em 1954. Havia alguma curiosidade nossa com relação a aquele mormaço provocado pelo silêncio imposto pela ditadura, mas ainda assim, não quis me informar mais, apesar de saber o que significava a pichação “fora comunas” ou “morte aos padres filhos da puta” em alguns muros da cidade.

Quando comecei a trabalhar na grande mídia aos 16 anos, mantive os primeiros contatos com pessoas ligadas à esquerda. Foi quando soube, abismado, que a carnifica no país seguia seu curso macabro e aprendi que minha cautela era máxima, apesar de nunca ter militado em nada, nem escotismo. Só que para a minha surpresa me encantei com o ideário da esquerda, principalmente a chamada esquerda radical, que pegou em armas, assaltou bancos, sequestrou poderosos em nome de uma sociedade justa, igual, comunista.

O ideário esquerdista dizia que “os fins justificam os meios”, e, sinceramente, quando comecei a escrever no Pasquim e Opinião (dois jornais ultra esquerdistas) aderi a defesa da necessidade urgente de uma revolução popular para instaurar a ditadura do proletariado. Assim como todos os movimentos de esquerda, em especial os radicais, a palavra democracia não era citada. O modelo era, basicamente, o cubano, com fartas doses de maoismo, stalinismo, trotskismo. Gente de direita era tratada como déspota, democratas como viadinhos de butique.

Acreditei que assaltos a bancos eram necessárias “expropriações revolucionárias”, que os sequestros eram uma forma de “capitalizar e socializar o movimento”. Contraditoriamente, apreciava o radicalismo de esquerda e a proposta hippie em sua receita de paz e amor, tratada como alienante. Pela esquerda.

Com o avanço do tempo, além de defender a ditadura do proletariado acreditei que só Estado poderia resolver as mazelas do mundo. Defendi em artigos, discussões, bate bocas, a estatização de tudo. Bancos, supermercados, empresas de ônibus, escolas, clínicas, hospitais. O Estado estatizante seria soberano e o ideário esquerdista era claro ao afirmar que aqueles que roubassem dinheiro público seriam devidamente “justiçados”, ou seja, eliminados, fuzilados, mortos.

Com o passar do tempo, a esquerda foi se deformando. Coincidentemente (?) tornei-me democrata ferrenho e não engoli quando o ideário purista e limpo começou a dar lugar ao “pragmatismo” inventado pelos oportunistas e larápios em geral. Comecei a romper com o esquerdismo quando o novo (?) trabalhismo surgiu à bordo do recriado PTB e do PT. O primeiro nascia fisiológico e até a medula, apesar de alguns bons quadros filiados a ele e o PT, quase imediatamente após a sua criação, foi tomado por parasitas do movimento sindical. O MDB se esfacelou. Tancredo Neves, hoje santinho de cabeceira dos novos esquerdistas, criou em 1980 o famigerado Partido Popular (com anuência do general Figueiredo), um ajuntamento de escroques do naipe de Chagas Freitas, ex-governador do Rio.

Veio a redemocratização, com Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma. Alguns grandes nomes da esquerda que conheci foram presos por corrupção. Sorte minha que larguei o balaio lá por 1978 quando o jornalismo me levou a ter contato com as mais variadas matizes da escrotidão política. Corria o risco de: 1 – padecer de tanta decepção e desilusão; 2 – tentar explicar a corrupção, ato inexplicável por si só.

Democrata, hoje não sou esquerda, muito menos direita. Leio, vejo, constato gente imbecil e pobre de espírito chamando os outros de “alienados” em nomes de devaneios oportunistas e espúrios que justificam o assalto ao Estado como necessidade. Muita gente acha que o assalto monumental e histórico do PT e seus blue caps (PMDB, PP...) foi ideológico!

Meu dilema. A esquerda que conheci já era uma caixa de gordura totalitária e ladra nos anos 70, disfarçada de reino moralista, ou a falência ética veio depois?


Postagens mais visitadas