Focus arrasa no Teatro Municipal de Niterói

                                                          Pierre Van Der Linden - bateria                                                                          

                                                        Thijs Van Leer - flauta, órgão e voz               
                                                                               

                                                                 Menno Gootjes - guitarra
                                                                                    
                                                                Udo Pannekeet - baixo
Teatro lotado, pessoas aplaudindo de pé no meio das músicas, energia fortíssima e um dos melhores shows que assisti nos últimos tempos. Em resumo, essa foi a noite de quinta-feira quando o grupo holandês Focus proporcionou aos felizardos que compareceram a seu espetacular show no Teatro Municipal de Niterói.

Contemporâneo, com um som que mistura o progressivo, jazz, fusion e, lógico, rock, o Focus mostrou porque continua no topo da montanha das grandes bandas do mundo. Digo sem qualquer dúvida que jamais em tempo algum assisti ao vivo a um baterista tão visceral e genial quanto Pierre Van Der Linden, fundador da banda, que do início ao fim do show surpreendeu a todos com ousadia, pitadas de vanguarda, experimentalismo e uma agilidade impressionante. Adepto do clube “fora vassourinha!”, ele quase destruiu, literalmente, o instrumento de tanta emoção, a ponto da produção, no meio do show, ajustar as peças que sucumbiam a maravilhosa descarga emocional do músico.

Outro fundador da banda (em Amsterdã, 1969), flautista, cantor e organista Thijs Van Leer, carismático, em determinado momento do show pegou a sua flauta, desceu do palco e fez um solo caminhando pela plateia em êxtase. Foi demais! Coube ao guitarrista Menno Gootjes, um cara de uns 30 anos, a difícil missão de tocar os solos do ex-Focus Jan Akkerman, que há tempos deixou o grupo e continua tocando pelo mundo. Menno cumpriu a missão e foi mais além. Mostrou sua impressionante velocidade com direito a ousadia desafinar de propósito uma corda em duas no final de um solo, sem perder o timing. Com certeza ele ouve Jimi Hendrix desde criança.

A banda toca amanhã no Gillan’s Inn, em São Paulo e domingo no Bar da Montanha em Limeira, SP.


Postagens mais visitadas